19
Dez 11

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pois é, já não escrevo há muito tempo e muitas coisas se passaram. Depois de ter terminado o meu voluntariado na Turquia fui lider de equipe num intercâmbio em Portugal, o Buddy2buddy, que foi uma experieñcia fantastica, fui novamente voluntaria desta x na molávia, onde conheci muita gente fantastica mas onde a organizaçao era corrupta, estive envolvidda em varios projectos e decidi voltar a ser voluntaria desta vez no Brasil, mais propriamente Xerém

 

 

 

Depois de uma semana conturbada, cheia de festas de despedidas e surpresas muito boas dos meus queridos amigos e familiares, la embarquei na segunda-feira 5 de Dezembro, rumo ao aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. E que viagem conturbada foi…mas depois de bastantes atrasos la cheguei e tinha a minha colega Samantha á minha espera. Lá fomos as duas apanhar o autocarro para Xerém. Eram já 21h30 quando cheguei ao Rio de Janeiro, por isso não vi grande coisa. Assim que cheguei a Xerém um sentimento familiar me invadiu, pois a praça da Mantiqueira (ou Mantiqueira como os cariocas chamam) fazia-me lembrar os bairros que havia em Ancara, Turquia. Muita gente na rua, muito fast food, com x-tudo (hambúrguer) e cachorro quente, churros e guaraná. Enfim, continuamos rumo ao meu destino, mais propriamente casa cam, que seria onde iria dormir essa noite ou pelo menos enquanto não tivesse a casa da frente pronta.

 

 

 

Chegadas á casa cam, as meninas nos esperavam. Apresentações feitas, fui direita ao quarto das educadoras onde conheci Verónica e Tânia. Tânia é uma voluntária também, mas esta a trabalhar agora na sede com crianças mais pequenas. Depois de falar um pouco com a educadora principal fui dormir, afinal já não dormia há bastante tempo.

 

 

 

No dia seguinte, eu e Tânia fomos dar uma volta. O dia estava bonito e quente e havia muita coisa para falar, como o comportamento das adolescentes, o que eu iria fazer mais ou menos, como eram as educadoras, etc. Xerém é pobre mas bastante interessante. Rodeado de montanhas há um certo misticismo que me faz gostar deste sítio.

 

 

 

A semana correu calma, conheci o centro cultural onde vou também trabalhar dois dias e alguns voluntários, incluindo joana e David um casal luso-espanhol :D. Eles são uns porreiros. Conheci também as outras educadoras Tuca e Vivian e gostei bastante delas. Vivian é uma jovem ex habitante da casa cam que foi adoptada pela Tuca e Tuca além de ser um ser humano fantástico é uma cómica. Já me fartei de rir com ela. Gosto muito e fazer os meus plantões com ela :D. Também mudei-me para a minha nova casa…oh meu deus, é uma casa grande mas caótica. Não vive la ninguém, há um ano, e esta muito muito suja porque também ainda tem as coisas dos antigos habitantes, que estavam a pintar a casa e em vez de arrumar tudo e por panos por cima, não arredarem tudo para o meio sem arrumar e deixaram as coisas assim por um ano….Ainda não tive coragem de arrumar as outras divisões, mas o meu quarto e a casa de banho estão limpinhos. Ah, também tenho que dizer que já não vivo sozinha, pois tenho muita companhia animal que se banqueteia com as minhas pernas…as minhas voluntárias queixavam-se dos fungos, mas elas não viram o estado das minhas pernas. Olhando para elas agora acho que não foi cá em casa que elas ficaram assim, porque só tenho picadas a volta do sitio onde as sandálias apertavam, ou seja eu estava a usar as sandálias enquanto fui picada, e em casa eu ando de chinelos e quando estou na cama estou descalça por isso de certeza que não foi  aqui…mas o que interessa é que os animais gostam muito de mim :S

 

 

 

No meu primeiro fim-de-semana estava a trabalhar e fomos todos para a sede. Apesar de ser longe de Xerém, é um sítio lindíssimo, com muita paz e natureza a volta, onde as crianças têm espaço para brincar e têm tarefas também para fazer. Foi um fim-de-semana intenso, onde vi muita coisa. Além de muito amor vi também muito desperdício e muito mimo o que me fez pensar bastante. Nesse domingo iria haver uma festa de natal onde as crianças iriam receber prendas, mas esse ofertório começou logo no sábado de manha. Muitos grupos de pessoas apareceram durante todo o dia para oferecer coisas às crianças e adolescentes, que o receberam como se fosse mais uma coisa habitual. Vim a saber que é assim todos os anos e que esse ofertório de prendas já tinha começado há uma semana. É difícil descrever o que se passou, mas o que eu quero referir é que foram poucos os que agradeceram o que receberam e muitos ainda estavam a trocar e a desdenhar o que receberam. Eu sei que são crianças e que é natal e que têm que receber, mas o que será destas crianças quando forem para as suas famílias ou constituírem elas próprias uma família e não receberem nem um presente porque a família não tem posses? E por outro lado, porque é que estes grupos em vez de darem as mesmas instituições também não procuram os milhares de famílias carenciadas que este natal não vão ter oportunidade de comer quanto mais de ter presentes? Bem, considerações á parte foi bastante bom o fim-de-semana, principalmente porque á noite fomos ao parque, eu a Vivian e as miúdas e fomos andar numa máquina do inferno, que dava voltas para a frente, para trás, rebolava…enfim parecia que estava numa máquina de lavar. Assim que a máquina começou a Vivian só gritava que ia morrer e para pararem? Eu fechei os meus olhos, cheia de medo que a minha segurança abrisse e eu me estatelasse nas grades. Também tive medo que uma das adolescentes, que é muito franzina se estatelasse porque ela é tão magrinha que tive medo que a segurança não fosse suficiente. Enfim, depois de 5 min, que mais me pareceu 1hr, de agonia aquilo la parou. Depois de casa pessoa ter andado onde gostava mais la fomos para casa.

 

 

 

Segunda semana no brasil: Segunda começou com tranquilidade. É o meu dia no centro cultural e gosto bastante da atmosfera. Falo com meus pais e ainda ajudo a pintar o centro. Na terça-feira vou com as meninas ver o trabalho que o Bart o coordenador arranjou para elas e para o Victor um dos adolescentes que vive na casa com os meninos…quando la chego verifico que não há condições. Eles vão fazer reciclagem. Tem que fazer 10 kg de metal por dia para serem pagos. Senão fizerem não são pagos…10 kg de metal a senhora paga mais ou menos como que 7.5 euros por dia. A contrapartida é que é um metal muito muito fino que está metido no plástico, também ele pequeno…enfim, aconselho-os as tentarem, o que aconteceu, mas no dia seguinte desistem pois 3 horas já tinham passado das 8 que iram trabalhar e nem 1 kg de metal tinham feito. La digo á senhora que não há condições para ela procurar outras pessoas. O resto dos dias decorrem com tranquilidade. Gosto cada vez mais da Tuca. É muito muito engraçada, mas com algumas crianças ainda tenho dificuldades em lidar.

 

 

 

 

 

 

 

17 e 18 de Dezembro de 2011 decido ir com Tânia ao Rio de Janeiro. Ela conhece uma senhora que aluga quartos baratos na Glória e lá fomos nós. O rio é lindo, fantástico, maravilhoso…e um pouco caro. Mas é natal e quis dar-me uma prenda :D

 

 

 

Chegadas ao Rio de Janeiro la fomos para a casa da Célia…puxa que a casa fica no alto da montanha…mas tem uma vista fantástica sobre a Lapa (^bairro alto do sitio) e sobre a praia J. A Célia não estava em casa, mas tinha deixado um hóspede da casa encarregue de nos abrir a porta. Depois de deixarmos as coisas e como estava bom tempo decidimos aproveitar e ir ao Cristo Redentor…afinal estávamos no Rio de Janeiro. Depois de termos pago o mini autocarro para ir ao Cristo Redentor, começou a chover…que má sorte. Como pensámos que iria pagar em breve continuámos. Compramos a entrada para o cristo e lá fomos, apanhamos outro autocarro desta vez mesmo la para cima…mas assim que chegamos além da chuva estar pior, estava um frio que não se podia. La voltamos nós para a bilheteira para pedirmos o dinheiro de volta…por acaso devolveram. Assim que apanhamos outro autocarro para descermos o tempo começou a abrir e a fazer sol…estava tudo a correr bem…nem cristo nem praia a horas decentes…sim, porque já eram 17h e estávamos a caminho da praia para o por do sol. Por volta das 18h chegamos a Ipanema…LINDOOOOO…mas quisemos comprar bebidas para irmos beber a ver o por do sol por isso só chegamos a praia por volta das 19h30…ou seja, já  quase não havia sol. Assim que chegamos a praia um espectáculo deprimente se deparou...a quantidade de lixo que as pessoas deixaram na praia, parte dele trazido pelo mar…mas não interessa. Lá chegamos a um sítio mais ou menos limpo, sentam-nos por uma hora a desfrutar da paisagem, ate que começou a chover…ora bolas, novamente. Não queriam mesmo que nos divertíssemos. Como estávamos com fome fomos a procura de um sítio barato para comer. Ao passarmos por uma zona de bares uns rapazes num bar muito chic chamaram-nos e claro que aqui a boa da Sara não se fez de rogada e obrigou a Tânia a voltar para traz e ir conhecer os rapazes. A Tânia não, a Diana, pois não demos os nossos nomes verdadeiros. Mas eles foram impecáveis connosco. Mesmo. Levaram-nos á Lapa, onde nos ofereceram piza e ainda de cicerones e fizeram questão de no fim nos ajudara apanhar um táxi para nossa casa. Na Lapa andamos por ruas e ruelas, a ver o ritmo da noite e das pessoas a dançarem na rua e nas varandas ao som de funk ou de samba ou do que quer que fosse. Como já era muito tarde para entrarmos num clube a um preço razoável, ficamos mesmo pela rua…o que não ofereceu qualquer perigo. Os rapazes com que estávamos, dois engenheiros, apesar de aparentarem mais novos do que eram na realidade eram bastante maduros e cavalheiros… Ou seja foi uma noite bem passada que terminou comigo e com a Tânia a contemplarmos o espectáculo que o terraço da casa da Célia nos oferecia. Ah e para mim foi também o facto de estar numa casa mole…mole comparada com a que estou, pois estou a dormir num colchão de madeira, mesmo J

 

 

 

Domingo para acordar é que foi o cabo dos trabalhos…depois de acordar, tomar um bom café feito na moca e comer bastante fruta novamente no terraço, fomos embora sem conhecer a Célia, pois esta tinha saído para uma aula de medicina chinesa. Como era hora do almoço e eu tinha visto anúncio de rodizio de pizza, fomos ao “rodizio de pizza”…só que esse era só a partir das 18h. Entramos na mesma e fomos ao buffet comer…apesar de nos ter saído um pouco caro (mais ou menos 12€) comemos que nem rainhas, até comi sushi e tudo pela primeira vez….e bacalhau a Brás. Só que o bacalhau aqui é muito muito mau…mas tudo bem deu para matar saudades :D .

 

 

 

A caminho da praia lembrei-me que a Tânia tinha que subir hoje para o meio da serra, pois infelizmente não tenho permissão para deixar ninguém cá em casa :S. La voltamos a contragosto, sem pegar sol, mas com a promessa de voltar…de voltar á Lapa, á Célia, a Ipanema e a um Rio de Janeiro bonito…:D

 

 

 

 

 

Casa dos voluntários na sede

 

 

 

 

casa dos voluntarios na sede

 

 

 

 

 

 

Xerem

Cxerém

 

 

 

Sede Casa do Caminho

sede casa cam

 

Glória

gloria :D

 

 

Ipanema

 

 

IpanemaIpanemaIpanema 

 

 

 

Rio de Janeiro

rio de janeiro 

 

 

 

 

 

 

 

 

publicado por Eu mesma às 20:59

Dezembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


arquivos
2011

2010

2009

mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

2 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO